Mato Grosso, S�bado, 11 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat participa do I Encontro de formação permanente de professores de Alto Araguaia
Unemat participa do I Encontro de formação permanente de professores de Alto Araguaia
16/03/2006 13:44:12
por Coordenadoria de Comunicação Social

Docentes ligados à rede municipal de Educação de Alto Araguaia participam do Primeiro Encontro de Formação Permanente de Professores, entre os dias 13 e 17 de março. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Ao todo, 177 profissionais se inscreveram no evento. Durante esta semana, palestras e cursos ministrados por professores da Unemat buscam construir um espaço para repensar a prática docente, além de discutir iniciativas relacionadas à Educação permanente na escola.

O encontro foi dividido em duas etapas. Na primeira, o tema “Fundamentos da Educação: Linguagem” foi abordado pelo professor Dr. Eduardo Calil de Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas (UFLA)- autor de referência nacional em estudos nesta área.

Já no segundo momento, que se estende até sexta-feira (17.03), os profissionais da rede pública participam de cursos de acordo com a sua área de interesse. Com duração de 25 a 40 horas, os encontros estão sendo conduzidos por docentes do Departamento de Letras da Unemat em Alto Araguaia, sob coordenação do professor Dr. Roberto Leiser Baronas.

Dentre os assuntos abordados, “Tratamento didático da Alfabetização” foi um dos mais procurados. A preocupação do professor Osmar Quim foi apresentar uma discussão teórica do processo de aquisição da leitura e da escrita, aliada a experiências e sugestões de atividades. “A nossa intenção é provocar uma reflexão sobre a prática que o profissional vem adotando e apontar outros caminhos para a alfabetização, buscando formar leitores e escritores, não apenas alunos alfabetizados”, explica.

Já o curso de “Relações interpessoais e redação oficial” ministrado por Ms. Milton Chicalé Correa, coordenador do campus da Unemat em Alto Araguaia, conta com a participação, principalmente, de funcionários municipais, como técnicos administrativos e de apoio. Chicalé falou que a Educação escolar deve ser entendida como um processo que extrapola a sala de aula. “Desde o motorista que vai receber a criança, passando pelo vigia, a merendeira e a faxineira atuam como educadores. Todos os agentes envolvidos devem contribuir na construção de valores, trabalhar de forma integrada e adotar uma linguagem comum”.

Os cursos ofertados discutem, além de “Relações interpessoais e redação oficial” ministrado pelo professor Ms. Milton Chicalé Correa e “Tratamento didático da Alfabetização” apresentado pelo professor Ms. Osmar Quim; “Produção de Texto e Leitura”, pela professora Ms. Cláudia Teodoro da Silva; “Temas Transversais: transculturalidade e plurilingüismo”, professora Ms. Cássia Regina Tomanin e “Recreação e jogos em língua materna e estrangeira”, com a Dr. Carla Cristina de Paula.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada